Chá de Mutamba
Você já ouviu falar em uma planta chamada mutamba? Tempos atrás falamos sobre as propriedades medicinais da mutamba aqui no blog. A planta, nativa do Brasil e outros países latino americanos, é bastante conhecida por sua madeira, por seus frutos e também por seus benefícios para a saúde. Além do Brasil, pode ser encontrada em países como México, Cuba, Peru, Argentina, Bolívia e Paraguai.
Na cosmética, ela é usada na fabricação da xampus que combatem a queda de cabelo, a caspa e a seborreia. O chá preparado com a casca da mutamba também é indicado como desobstruente do fígado, além de tratar a febre, a diarreia e disenteria. A receita ainda serve para combater os sintomas de diferentes doenças do trato respiratório, como a asma, a bronquite e a tosse. Veja abaixo como preparar o chá.
Receita de Chá de Mutamba
Ingredientes
Para preparar o chá, você vai precisar do seguintes itens:
- 2 colheres (sopa) da casca da mutamba
- 1 litro de água
Modo de Preparo
Em uma panela grande, junte a água e as cascas da mutamba. Leve ao fogo e deixe cozinhar por 10 minutos, contado a partir do momento em que a água entrar em ebulição. Depois desses tempo, desligue o fogo e deixe a mistura descansar tampada por mais 10 minutos. Coe o chá e guarde em um recipiente limpo e com tampa.
Posologia (Como Usar o Chá)
O chá pode ser usado de duas formas:
- Uso interno: tomar de 2 a 3 xícaras do chá durante o dia.
- Uso externo: aplicar o chá frio diretamente no couro cabeludo, massageando por alguns minutos e enxaguando em seguida.
No primeiro caso, é mais indicado para tratar os problemas internos, como a febre, a desintoxicação do fígado, a diarreia, a disenteria, e ainda problemas respiratórios, como tosse, asma e bronquite.
Já no segundo caso, usado diretamente no couro cabeludo, é indicado para tratar a queda de cabelo, a caspa e a seborreia.
Cuidados
Os efeitos medicinais dessa planta estão de acordo com a sabedoria popular, mas ainda não nenhum relato científico que certifique o seu funcionamento para tratar os problemas descritos. Por isso, o seu uso deve ser feito de forma cautelosa, mesmo sendo um produto natural. Se os sintomas persistirem, ou se notar alguma reação adversa ao uso do chá de mutamba, procure um médico para que ele possa fazer um diagnóstico preciso e, se necessário, receitar um outro tipo de medicamento.
Mutamba e a Cura da Aids
Esta planta vem sendo estudada como uma possível cura para a Aids, uma doença que já matou muitas pessoas, principalmente nas décadas de 80 e 90.
As pesquisas são conduzidas pelo médico Paulo Antônio Rodrigues Gouveia, formado em Medicina pelo Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos.
As propriedades medicinais são encontradas na casca, e ainda estão sendo realizadas algumas pesquisas a respeito da cura da Aids. No link acima você pode ver mais detalhes sobre esta pesquisa.