Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Conheça 4 Receitas Naturais para Tratar Dores no Período Menstrual

Grande parte das queixas nos períodos menstruais são as dores e cólicas, pois elas podem atingir cabeça, seios, ventre, entre outras regiões. A causa dessas dores se dá pela alteração nos hormônios e pelo descuido com a nossa saúde. Cada mulher é única e terá sintomas diferentes umas das outras, tanto na potência quanto na frequência das manifestações. As dores muitas vezes nos impossibilitam de realizar tarefas diárias e isso é um pedido do corpo para respeitar seu ciclo.

O período menstrual requer descanso e atenção ao útero, há uma parte de você que está perdendo algo e ela precisa de luto e renovação. Mas, na sociedade patriarcal e consumista em que vivemos não aprendemos a respeitar o tempo do nosso corpo. Por isto, além do conselho de estar sempre consciente do seu corpo, seguem algumas receitas naturais que podem auxiliar nos sintomas de dores, confira.

Combatendo dores do período menstrual

Enxaquecas

A erva de são joão, além de tratar a ansiedade e a depressão tem propriedades relaxantes. Também ajuda na produção de serotonina, que é uma substância química antidepressiva e pode ajudar nas dores de cabeça. A lavanda e o alecrim são ótimos sedativos e podem auxiliar a aliviar enxaquecas.

Como preparar: Separe 1 colher de chá de folhas para 1 xícara de água. Ferva a água, coloque em um recipiente e tape por 10 minutos. Coa e beba 3 vezes ao dia, durante o período menstrual.

Erva de São João

A erva de são joão é ideal para combater-se as enxaquecas.

Dores nos seios

As vitaminas E e B6 podem trabalhar juntas para ajudar a prevenir a sensibilidade mamária. Você pode aumentar as vitaminas em sua dieta comendo nozes, cevada e gérmen de trigo para mais vitamina E, e abacates e espinafre para a abundância de B6. Essas vitaminas são abundantes em beta-sitosterol, e por isso podem te ajudar a controlar os hormônios como o cortisol, o hormônio do estresse, que pode afetar a pele. Outro benefício é que se consumido regularmente, combate a inflamação dos tecidos.

Como preparar: Misture óleo de coco e óleo de abacate e massageie as mamas.

Dores e cólicas abdominais

As cólicas podem ser tão fortes que impossibilitem até o caminhar, nesses casos ela é extrema e precisa ser consultado um médico, porém para cólicas mais leves tem se usado como forte aliada o farelo de aveia, que tem muitas propriedades e é um anti-inflamatório ideal para as mulheres, pois desinflama a área pélvica no período da menstruação.

O chá de framboesa também é utilizado por melhorar a circulação e ser rico em antioxidantes que diminuem a inflamação.

Como preparar: Use 1 colher de folhas de framboesa seca para 1 xícara de água. Ferva a água, junte as folhas de amora, deixe repousar por 10 minutos e depois de coar está pronto a se beber. Deve-se beber 2 xícaras por dia, durante o período menstrual. O orégano é outa ótima opção por propriedades anti-inflamatórias.

Chá de gengibre todos os dias

O gengibre é um estimulante, melhor amigo da menstruação, ele tem muitas propriedades e aumenta a imunidade, impedindo doenças como o fungo da candidíase ou infecções urinaria que são comuns após o período pós-menstrual.

Entre as muitas propriedades estão: analgésico, antibiótica, antinevrálgica, antidepressiva, antigripal, anti-hemorrágica, anti-inflamatória, antimicrobiana, antioxidante, antisséptica, antitrombótica; estimulante geral, gastrintestinal, cerebral, da circulação periférica; excitante, expectorante, tônica e vitaminizante.

Como preparar: Corte 2 pedaços da raiz de gengibre e ferva com 1 xícara de água por 30 minutos. Apague o fogo e tape durante 5 minutos. Coa e beba 1 vezes ao dia quando despertar, durante o período menstrual. O gosto é forte e pode ser difícil se acostumar, mas os benefícios são incontáveis.

Não se sinta culpada por estar menos disposta e por não poder fazer as coisas rotineiras com o mesmo ânimo de sempre, esse período necessita de descanso e você não precisa forçar nada, inclusive o convívio com as pessoas amadas. Lembre-se de consultar as contra indicações de cada chá e sempre preze pelo equilíbrio, sem exagerar no consumo.