Dicas para a Alimentação dos Diabéticos
O diabetes é uma doença bastante séria, e que nem sempre é vista com a devida atenção. A boa notícia é que ela pode ser tratada com algumas mudanças de hábitos, principalmente no que diz respeito à alimentação. Todo mundo sabe que os diabéticos devem evitar o açúcar, mas não basta cortar os doces para manter a glicose controlada. Por isso, levantamos algumas informações essenciais sobre a dieta dos diabéticos. Veja as dicas abaixo:
1. Nada é Proibido
Ao receber o diagnóstico do diabetes, muitas pessoas se desesperam pensando que terão uma vida cheia de privações. É bem verdade que o diabético não deve abusar dos doces, massas e mesmo alguns legumes e frutas, mas isso não quer dizer esses alimentos são proibidos. Quem está com a glicose controlada pode até comer uma sobremesa de vez em quando. No entanto, o ideal é consultar um médico ou nutricionista para entender melhor qual é a sua situação. E mesmo depois do diagnóstico, é muito importante fazer o controle de rotina.
2. Comer a Cada Três Horas
Essa dica deveria ser seguida não só pelos diabéticos, mas por todas as pessoas. Oferecer pequenas porções de alimentos ao organismo várias vezes por dia é uma boa forma de perder peso, prevenir doenças e regular a glicose. Ninguém deve ficar muito tempo sem comer. Este é um erro terrível! Então, ao invés de abusar nas refeições principais, prefira comer pouco a cada três horas. O mais importante é que você não sinta fome ao longo do dia.
3. Cuidado com Produtos Diet e Light
É cada vez mais comum encontrarmos diversos produtos diet, light ou zero no supermercado. Porém, eles não são necessariamente mais saudáveis, nem devem ser consumidos indiscriminadamente por quem tem diabetes. Lembre-se sempre de procurar no rótulo se o alimento tem ou não adição açúcar. Converse também com o seu médico antes de comprar doces e guloseimas diet.
4. Abuse das Fibras
Os alimentos que contêm fibras, como frutas, hortaliças e cereais integrais, são essenciais para os diabéticos. Em nosso organismo, as fibras alimentares dificultam a absorção do açúcar durante a digestão. Assim, fica mais fácil controlar a glicose vinda dos carboidratos e das frutas. Uma ótima sugestão é sempre usar as frutas com casca e adicionar um pouco de aveia ou linhaça na hora de comer.
5. Chás e Remédios Caseiros
Existem várias ervas e produtos naturais conhecidos por ajudar no controle do diabetes, como é o caso do chá de canela, da pata de vaca e da insulina vegetal. No entanto, nenhum desses remédios caseiros é capaz de manter a glicose regulada se o diabético não seguir a dieta e o tratamento indicado pelo especialista. Cuide da sua alimentação, tome os remédios receitados e só use receitas caseiras como um tratamento complementar.