Chá de Baunilha
Quando Cristóvão Colombo chegou à América, os povos nativos já usavam a baunilha como condimento. O aroma e o sabor da baunilha despertaram os sentidos dos europeus e a especiaria foi levada para o Velho Continente, assim como o chocolate, pelo conquistador espanhol Hernán Cortés, por volta de 1520. Durante muito tempo, a orquídea do gênero Vanilla, que produz as vagens da baunilha, só foi cultivada no México, seu lugar de origem. Até o século XIX, todas as tentativas de produzir as orquídeas fora do território mexicano fracassaram. Apenas em 1841, um jovem escravo, com apenas 12 anos, descobriu o método comumente utilizado até os dias de hoje para polinização artificial da baunilha.
Propriedades
Se no passado o aroma da baunilha despertou o interesse de reis, rainhas e conquistadores, atualmente são os cientistas que que demonstram grande interesse na vagem usada como condimento. Uma das principais substâncias encontradas na baunilha, a vanilina, possui propriedades medicinais comprovadas por diversos estudos científicos. A substância funciona como antioxidante, retardando o envelhecimento das células. Por isso, a baunilha pode prevenir o aparecimento do Alzheimer, doença que afeta o funcionamento cerebral. Além disso, a baunilha também é utilizada no tratamento da insônia, ansiedade e depressão, além de funcionar como digestivo.
Receita: Chá de Baunilha
A baunilha é amplamente utilizada no preparo de doces e sobremesas, pois funciona como aromatizante, deixando essas receitas mais saborosas. Para quem gosta de tomar chás, a essência de baunilha também pode ser acrescentada à bebida, que fica com um aroma irresistível.Veja como preparar um delicioso chá aromatizado com baunilha:
Ingredientes
- 1 xícara (chá) de água;
- 1 colher (sopa) de chá preto;
- 1 colher (chá) de essência de baunilha.
Preparo
Ferva a água e em seguida acrescente o chá preto, deixando a bebida em infusão por 3 minutos. Depois acrescente a essência de baunilha e adoce o chá a gosto.
Dicas
- O chá pode ser servido com um pouco de creme de leite;
- A baunilha deixará o chá mais perfumado e saboroso sem precisar sequer de açúcar;
- A bebida é perfeita para ser servida no chá da tarde, acompanhada de biscoitinhos.